.

.

quinta-feira, 13 de julho de 2017

Mapa da flora apícola irá orientar apicultores do Nordeste brasileiro

Pesquisadores da Embrapa estão fazendo o mapeamento da flora apícola nos biomas da região Meio-Norte, que compreende os estados do Piauí e do Maranhão, para que os apicultores tenham informações mais precisas sobre espécies que favorecem a produção e épocas de florescimento, e possam então escolher os locais adequados à instalação de apiários. O trabalho científico vai contribuir para que produtos importantes como mel, propólis e pólen apícola cheguem mais facilmente e com menor preço ao consumidor.

                                              Sabiá. Créditos: Fernando Sinimbu

Os estudos se desenvolvem desde de 2004, permitindo o apicultor a criar novas estratégias ao manejar suas colônias de acordo com os períodos de florada das plantas, garantindo mais segurança e eficácia. Os trabalhos também irão contribuir para a conservação e incremento das plantas apícolas e das espécies de abelhas nativas nos biomas estudados.

A pesquisa avançou um pouco mais e identificou, de 2012 a 2013, no período de seca rigorosa, no bioma Caatinga, no município de São João do Piauí, 516 quilômetros a sudeste de Teresina, 67 espécies em floração, 47 gêneros e 21 famílias. “Esse estudo está permitindo identificar os vegetais que fornecem alimento às abelhas no período seco, quando poucas espécies estão florescendo e as colônias ficam fracas”, ressalta Fábia de Mello Pereira, pesquisadora da Embrapa Meio-Norte (PI).


As informações chegarão aos apicultores por meio de um livro, com fotos e todo o detalhamento da flora apícola da região. Um artigo também será disponibilizado à comunidade científica.  O estudo será concluído em dois anos, segundo previsão da pesquisadora Fábia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário