.

.

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Dia Nacional das Abelhas

O Dia das Abelhas é lembrado no dia 3 de outubro. Um inseto de grande importância econômica, para a sociedade humana, ecológica e para o meio ambiente. De acordo como os estudiosos, o mundo possui cerca de 20 mil espécies diferentes de abelhas, sendo que, no Brasil, a mais conhecida é a abelha africana, ou Apis mellifera.


                                                               Google imagens

As abelhas são responsáveis pela polinização da maior parte dos vegetais, principalmente os que servem de alimento para a humanidade. Entre as 100 espécies cultivadas, mais de 70% possuem a polinização feita pelas abelhas.

 Mesmo com essa importância para a ecologia, nos últimos anos, diversos fatores têm dizimado grandes populações de abelhas ao redor do mundo. O uso indiscriminado de agrotóxicos é um dos fatores mais importantes para a redução das abelhas. Além dos agrotóxicos, outros agentes têm contribuído para o declínio na população das abelhas, principalmente parasitários, como fungos, vírus e bactérias.

A redução no número de abelhas no mundo pode trazer consequências severas para a humanidade. Como afirmou Albert Einstein, se as abelhas sumirem do planeta, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência.Sem as abelhas, não temos a polinização, não temos a reprodução da flora. Sem a flor, não temos animais e, sem animais, não teremos a raça humana.

Desta forma, é importante lembrar, não apenas no dia 3 de outubro, mas também em todos os outros dias, que tenhamos ações para proteger as abelhas.


Fonte: http://www.calendarr.com/brasil/dia-das-abelhas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário