.

.

sexta-feira, 20 de maio de 2016

20 de maio - Dia Mundial das Abelhas (World Bee Day)

Grande parte dos ministros da Agricultura da União Europeia apoiaram a iniciativa da Eslovênia (uma país com forte tradição apícola), que propõe às Nações Unida a criação do Dia Mundial da Abelha para o dia 20 de Maio, com a intenção de destacar a importância desses agentes polinizadores.
O projeto foi apresentado no dia 11 de maio de 2015 no Conselho de Agricultura e Pescas, em Bruxelas, pelos atuais representantes da Eslovênia. A iniciativa teve grande aceitação pelos ministros da agricultura dos países europeus, especialmente pela Apimondia, maior órgão da apicultura no mundo.

Um terço dos alimentos produzidos em todo o mundo, como frutas e vegetais, depende da polinização e as abelhas estão entre os insetos polinizadores mais importantes. Segundo o documento apresentado pela delegação da Eslovênia, a polinização das culturas alimentares está estimada, por ano, em 22 mil milhões de euros na União Europeia. Além de ajudar a manter a biodiversidade de um ambiente.

Nada melhor do que recebermos essa ideia em um momento em que esses insetos vivem em situações críticas de desaparecimentos em grande regiões que dependem de suas ações. A data pode assegurar um cuidado especial em respeitar seu espaço, evitando agredir ao máximo seu ambiente natural, a geração de normas e incentivos para um cultivo racional das variedades, garantindo uma proteção pelo fato que exercem no ciclo de vida da natureza e na agricultura.

O Dia Mundial da Abelha é uma data ainda em aprovação, num processo que tramita junto à ONU desde 2015. Nós partilhamos da ideia e a apoiamos. Afinal, as maiores polinizadoras do planeta merecem nosso respeito e proteção, pela importância que exercem no ciclo de vida da natureza e da agricultura.


Leia a justificativa para a data: http://lm.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.semabelhasemalimento.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F02%2FWorld-Bee-Day.pdf&h=7AQHkw-06&s=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário