.

.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Evite perdas no seu meliponário.


O meliponário deve estar na mente do meliponicultor unitariamente e não fracionado. Se você tem dez colônias, enxergue-as como uma só, uma grande colméia que está dividida em 10 setores. O  ideal é que estejam semelhantes.
Se o objetivo é produção de mel, terá mais mel com 10 colméias fortes produzindo do que com seis ou cinco, e o resto lutando pra se manter viva. Da mesma forma se as tem, para produção de enxames.
Deixe as colméias de seu meliponario mais ou menos no mesmo nível. É de extrema importância fazer esse tipo de manejo, pois assim os riscos de perdas diminuem bastante. Aconselha-se que isso seja feito na entressafra, para que quando a florada iniciar, seu meliponario esteja pronto para produzir. Nunca esquecendo, a alimentação artificial, fundamental na entressafra.
Como identificar a melhor forma de fortalecê-los?
Para facilitar, dividimos em níveis. Pois nem sempre o tipo de manejo empregado em um, vai funcionar para outro beneficamente.
Identificação:
ENXAME EM FASE DE EXTINÇÃO
É aquele que possui pouquíssimos potes de alimento e estão todos abertos, tem rainha e um ou dois minúsculos discos de cria. Pode não haver nem crias, só a rainha e alguma abelhas.
ENXAME FRACO
É aquele que tem alguns potes com alimento (mel e pólen), alguns secos. O ninho está reduzido a poucos e pequenos discos.
A rainha ainda põe e quando alimentado, recebe o alimento e o armazena em pequenas quantidades.
ENXAME NORMAL
É aquele que tem um bom numero de abelhas, reserva de mel e pólen boa e esta ocupando metade ou mais da colméia.
ENXAME FORTE
É o enxame que tem toda a colméia lotada de pólen, mel e crias.
Fortalecendo enxames:

ENXAME EM FASE DE EXTINÇÃO:
A forma correta de recuperar um enxame desses é com abelhas adultas. Para fazer isso você deve trocar esta colméia de lugar com uma colméia forte, para que entre abelhas do enxame forte.
Elas cuidarão da colméia trazendo alimento, fazendo com que a rainha volte a colocar ovos imediatamente. Não há perigo de briga, pois nessa fase o enxame já não protege sua colméia. (normalmente nesse período a colméia é saqueada por enxames mais fortes) E para garantir o sucesso é só alimentar.
Será um erro tentar recuperá-lo com crias, pois o numero pequeno de abelhas existente, não cuidarão das que vierem a nascer.

ENXAME FRACO:
Deve-se fortalecer um enxame fraco com crias e alimento.
Não tente fortalecer com abelhas adultas, pois elas travarão lutas e haverá mortandade de abelhas.
Para manter seu meliponário sempre forte, sem setores fracos, uma ferramenta de grande auxílio é o histórico fotográfico. Com ele, você identificará rapidamente quem está forte e quem precisa de ajuda.
Obs. Este tipo de manejo pode ser aplicado em outras espécies de abelhas.
Fonte: http://abelhasdosabugi.blogspot.com.br/2010/08/fortalecendo-enxames-jandaira.html
Autor: Isaac Soares de Medeiros (Modificado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário